top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Dois Gumes

Tipo de projeto

Espetáculo de dança

Data

2006

Local

Salvador-Ba

A coreografia Dois Gumes dialoga com a estética da dança de salão para retratar a vida em comum de um casal.No espetáculo, os professores de dança de salão e licenciados em Dança pela Escola de Dança da Ufba, Marcelo Galvão e Maju Passos, tratam de relações amorosas a partir da dança de salão porque, no momento em que ocorre o bailado, dama e cavalheiro se encontram em posições dependentes, como num relacionamento. “O espetáculo é baseado em opostos e são complementares como dentro e fora, um e outro, faca e gume”, explicam.
No processo de composição do duo, os pesquisadores utilizaram como ponto de partida para a construção das cenas a observação comportamental de casais diante de situações do dia a dia e suas próprias vivências afetivas. “Trouxemos para o processo de criação questões sobre o cotidiano e a vida pessoal. Esses estímulos foram fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa, que propõe uma liberdade maior de criação ao sair um pouco da estrutura de códigos de passos de dança”, conta o diretor artístico do espetáculo, Jairson Bispo. Elementos comuns que compõem a vida amorosa dos casais foram considerados na concepção do cenário, dos objetos de cena, do figurino e da trilha sonora. “A referência musical desse espetáculo tem muita inspiração no tango. Uso ritmos e notas que lembram o estilo, mas não me proponho a compor um tango original”, diz o músico João Meirelles.
Além de discutir as relações amorosas, a coreografia também propõe um olhar crítico à estética artística que abrange o tango, o bolero, a valsa dentre outras modalidades. “Dois Gumes é resultado de uma pesquisa que analisa as possibilidades de investigação corporal através da dança de salão. O espetáculo apresenta os limites e as potencialidades dos movimentos do corpo a partir das configurações de condução, espaço e definições de papeis sociais rígidos de gêneros desse estilo de dança”, explica Maju Passos.

Premiação:
- Edital municipal da cidade de Salvador VIVACULTURA em 2006
- Prêmio de Circulação pelo Estado da Bahia através do edital Ninho Reis 2008
- Prêmio do Quarta que Dança em 2008

Temporada:

Teatro Gregório de Matos (Salvador- BA) 2007
Teatro do Movimento – Projeto NósEosDeCasa (Salvador- BA) 2009
Centro de Cultura Olivia Barradas (Itabuna – BA) 2008
Centro de Cultura ACM (Jequié – BA) 2008
Sala do Coro (Salvador - BA) 2008
Universidade de Barreiras da UFBA (Barreiras – BA) 2009
Festival Curta Dança as Seis no Pelô (Salvador – BA) 2011

  • Instagram
  • Youtube
bottom of page